Luanda, 20 de Fevereiro de 2018: A Angola Cables, uma multinacional angolana de telecomunicações especialista em operação e comercialização de capacidade de transmissão e trânsito de IP através de cabos submarinos, anunciou hoje que a FiberLight LLC, com sede nos EUA, fornecerá conectividade backhaul (ao nível das redes periféricas) nos EUA, começando com a região de Miami, Flórida e depois se expandindo para outros locais. Esta parceria permitirá a entrega de serviços derivados do Monet, uma gama mais ampla de clientes e mercados.

O cabo Monet, recentemente instalado, tem uma extensão de 10.556 km, ligando a Flórida ao Brasil. Este sistema é capaz de fornecer um mínimo de 64 Tbps de capacidade, fornecendo uma rota de baixa latência para usuários nos EUA e na América Latina. A Angola Cables opera dois  dos seis pares de fibra óptica dentro do sistema de cabos Monet, que permitem a transmissão de dados entre as cidades de São Paulo, Santos e Fortaleza, no Brasil para as margens dos EUA mais propriamente Miami – Florida.

De acordo com António Nunes, CEO da Angola Cables, a nomeação da FiberLight oferece grandes vantagens para os operadores de conectividade locais e internacionais.

“A FiberLight é uma entidade baseada em fibra óptica amplamente respeitada, focada no fornecimento de serviços de conectividade de alto desempenho a vários locais”, disse Nunes.

“A parceria com a FiberLight permitirá que as duas partes ofereçam serviços confiáveis ​​e de alto nível para além do ponto terminal do cabo Monet em MI3 Equinix e do Datacenter em Boca Raton nas instalação do MI1 da Equinix em Miami, Flórida”.

O MI1 da Equinix também é conhecido como o NAP das Américas e é o ponto de ligação-chave para o tráfego de internet entre os EUA e o Brasil.

 

A alta concentração de provedores de serviços locais e internacionais situados no Estado da Flórida beneficiará de serviços de dados adicionais que entrarão em operação após a conclusão do projecto de cabo submarino Monet.

“À medida que a transformação digital continua a aproximar o mundo, a FiberLight considerou uma prioridade  associar-se a operadoras de dados internacionais e estabelecer presença em estações de desembarque submarinas de classe mundial para garantir que a comunicação global e as actividades de transporte de dados se beneficiem do acesso a uma largura de banda confiável e de alta capacidades de rede de fibra “, disse Don MacNeil, CEO da FiberLight.

Actualmente, a FiberLight LLC possui mais de 1.900.000 de milhas (mais de três milhões de quilómetros) de infra-estrutura de fibra óptica em expansão nas zonas metropolitanas dos EUA. Através da sua conectividade Backhaul  mais de 26.000 pontos de acesso, a empresa fornece serviços de transporte de dados Ethernet, IP e de dados para operadoras nacionais e regionais, provedores de dispositivos móveis sem fio, ISP, cabo e conteúdo.

“O aumento da conectividade resultante de novos cabos, como a Monet, permitirá que os clientes desenvolvam caminhos de baixa latência entre os EUA e o Brasil e, portanto, novas oportunidades de negócios, ajudando na transmissão e troca de conteúdo entre continentes”, concluiu Nunes.

 

Sobre a Angola Cables

A Angola Cables é uma multinacional angolana de telecomunicações fundada em 2009, que actua no mercado grossista cujo negócio é a venda de capacidade de transmissão internacional através de cabos submarinos de fibra óptica e IP Transit. O SACS, Monet e WACS, são os três sistemas de cabo submarinos operados pela Angola Cables, que interligam quatro continentes (América do Sul, América do Norte, África e Europa). A Angola Cables dirige o Angonix, um ponto de intercâmbio na Internet localizado em Luanda e o terceiro maior de África. A Angola Cables também gere dois Datacenters, um em Fortaleza (Brasil) conectado ao SACS e Monet e outro em Luanda, conectado ao SACS e ao WACS.Para mais informação, visite o site: www.angolacables.co.ao.

 

Sobre a FiberLight:

A FiberLight é um fornecedor primordial de serviços de rede de alta performance baseados em fibra óptica para operadoras de telecomunicações, empresas governamentais, empresas, provedores de conteúdo e empresas baseadas na Web. A FiberLight possui mais de 1.900.000 de milhas de redes de fibra robusta em mais de 44 áreas de crescimento-chave nas cidades dos EUA, dentro da Flórida, Geórgia, Maryland, Texas, Virgínia e Washington, DC, oferecendo opções de rede de área ampla nas camadas 1, 2 e 3 para grandes centros comerciais em todo o país. Para saber mais sobre as ofertas de serviços da FiberLight, visite www.fiberlight.com