
Fonte: Platina Line
Angola Cables celebra Natal com Comunidade de Sangano
Silvio Costa
Mantendo o seu compromisso com a comunidade de Sangano, a Angola Cables pois em prática acções de Responsabilidade Social em favor das crianças da Escola Primária de Sangano. Na localidade está construída a estação de cabos submarinos da empresa, a cable landing station, onde estão amarrados os cabos WACS, que nos liga à Europa, e SACS, que nos liga à América do Sul.
Por: Silvio Costa |
A multinacional angolana de telecomunicações Angola Cables realizou hoje, no dia 16 de Dezembro, uma acção solidária em Sangano. Para a época natalícia deste ano, a empresa desafiou os colaboradores e accionistas a assumirem o papel de Pai Natal de cada um dos alunos inscritos na Escola Primária de Sangano, com idades compreendidas entre os 5 e os 18 anos, satisfazendo um dos seus três desejos enunciados por carta.
Com esta acção, a Angola Cables concretiza os desejos natalícios das crianças da comunidade de Sangano, em forma de presente alegrando assim, o seu natal.
A ação envolveu quase 400 crianças presentes e lanches e cerca de 20 representantes da Angola Cables, entre eles colaboradores e administradores que se vão deslocar essa manhã a Sangano para a entrega de presentes, assim como dos lanches.
Os únicos meios de apoio social disponível em Sangano é uma Escola com apenas três salas de aulas, que abrange alunos dos 5 aos 18 anos, um posto de saúde, duas cantinas e um mercado de peixe na praia. A comunidade ainda não tem acesso a água potável ou eletricidade.
Todas estas questões estão também sinalizadas pela Angola Cables, que irá unir-se a outros parceiros para mitigar o problema da localidade e entretanto entrega também 20.000 litros de água nesta iniciativa natalícia.
Sangano foi o sítio escolhido para a construção da estação, a cable landing station, onde actualmente, amarram os cabos, WACS (West African Cable System), que nos liga à Europa, e SACS (South Atlantic Cable System), que nos liga à América. A escolha de Sangano como localização preferencial foi motivada pelo seu posicionamento estratégico, sendo a zona costeira mais próxima e directa para Branch Unit.
Na localidade, surgiu também em 2003 o projecto Kitabanga, que se dedica a preservação de tartarugas. implementado pela faculdade Agostinho Neto. Há cerca de 3 anos atrás a Angola Cables propôs levar o projeto à Sangano. A acção consistia, fundamentalmente, na consciencialização da população da região no que toca à preservação de tartarugas.