Fonte: Jornal de Angola
O Torneio de Vela, denominado “Angola Cables 2019”, pontuável para a terceira Prova de Apuramento Nacional, encerrou ontem na Baía de Luanda, com a participação de mais de 70 atletas, nas classes Optimist, Laser 4.7, Laser Radial, 420 e 470.
Na categoria de formação (Optmist), destinada a velejadores dos 7 aos 15 anos, a mais representada na competição, em masculinos o primeiro lugar coube a Wilson Camota, no segundo lugar ficou Bráulio Gumba, e Hélder Cândido fechou o pódio.
Em femininos contou apenas com a presença de duas atletas. Trata-se de Vitória Camota e Marta Zangui, classificadas por esta ordem. Em Laser Radial, Simão José bateu na concorrência Afonso Malengue e António Nunes, segundo e terceiro classificados, respectivamente.
Em Laser 470 a dupla Matias Montinho/ Paixão Afonso ocupou o primeiro lugar do pódio. Francisco Artur e Edivaldo Torres quedaram-se no segundo posto, seguidos por Paulo Amaral e Lúcio Felgueira.
No Laser 4.7 Dicaprio Fernandes arrebatou a medalha de ouro, proeza repetida pela dupla Mário Domingos/Francisco nos 420. Durante dois dias, os velejadores disputaram seis regatas, e sagraram-se vencedores os que mais pontos acumularam.
As provas de Canoagem e Remo estão agendadas para o próximo final de semana, no mesmo local. A multinacional de telecomunicações Angola Cables é a patrocinadora oficial. O apoio consubstancia-se na oferta de lanches, pagamento de prémios de 15 juízes da competição, e impressão de 90 certificados dos vencedores e participantes no torneio.