Luanda, 15 de Outubro de 2017 – O Angonix, terceiro maior ponto de troca de tráfego (IXP) em África, passou a contar com mais um membro na plataforma, nomeadamente  i3D.net, um dos maiores provedores de hospedagem de servidores de jogos online, que congrega actualmente dezenas de milhões de jogadores nas redes Microsoft Xbox e Sony PlayStation, juntando-se, deste modo, às outras 17 empresas já interligadas ao Angonix.

O acordo celebrado em finais de Setembro vai tornar os conteúdos alojados na iD3.net mais disponíveis para os usuários em Angola e a comunidade de gaming, em particular, bem como na região de modo geral, de acordo com Darwin Costa, gestor de produtos da multinacional angolana de telecomunicações, Angola Cables.

 

“Com os serviços de Peering remoto da Angola Cables, disponíveis através da plataforma Angonix, os jogadores online em Angola irão desfrutar de uma experiência de jogo optimizada, com uma grande redução do tempo de espera para aceder aos conteúdos” disse Darwin Costa.

 

Darwin Costa acrescenta que, “para nós,  ligar o i3D.net ao Angonix representa um marco importante no quadro da estratégia de atrair para a nossa plataforma os parceiros mais relevantes do mercado internacional de telecomunicações”

 

Segundo Stijn Koster, CEO do i3D.net, o i3D.net fornece serviços a uma variedade de editores de jogos de vídeo online, agregando uma grande quantidade de jogos que podem ser jogados na nossa infra-estrutura.

 

“Estamos sempre a trabalhar para levar o conteúdo o mais próximo possível do usuário e, através da plataforma Angonix, e serviços de peering remoto da Angola Cables, conseguimos ter uma presença mais forte em África, o que nos coloca no patamar de um dos poucos fornecedores verdadeiramente globais com ampla presença no continente africano” Stijn Koster, CEO do i3D.net.

 

Mercado mundial de jogos movimenta mais 100 biliões

 

Este ano, as receitas globais no mercado de jogos – incluindo os jogos Massively Multiplayer Online (MMO) que suportam milhares de jogadores ao mesmo tempo, a ligados através da internet – vão totalizar 109 biliões dólares, um crescimento de 56% em relação aos últimos cinco anos, segundo a Newzoo, agência que disponibiliza os números do sector a nível do mundo, sediada na Holanda. Por sua vez, a empresa de pesquisa de mercado, The Insight Partners, estima que até 2025 os jogos Massively e Multiplayer estarão avaliados em 25 biliões dólares.

 

Seja em smartphones, computadores ou consolas, perspectiva-se que o crescimento do mercado global de jogos on-line seja, de forma consistente, acima de 10% até 2023, tendo como um dos principais impulsionadores deste incremento o facto de estarem a ser criadas infra-estruturas de jogos cada vez mais optimizadas.

 

Com crescimento anual de mais de 25%, a região da Ásia, Médio Oriente e África (AMEA) destaca-se entre as que mais cresce em termos de jogos online. Com mais de 336 milhões de jogadores e uma população acima de 585 milhões, estima-se, para este ano, receitas no valor de cerca de 4 biliões de dólares. Actualmente, a África do Sul ocupa o primeiro lugar no continente (55º no mundo) com receitas, previstas para este ano, no valor de 120 milhões dólares, seguido da Argélia (57º mundial) com receitas previstas para este ano no valor de 103 milhões e Marrocos (59º no ranking), com receitas de 84 milhões.

 

Sobre o Angonix:

Em operação desde Março de 2015, o Angonix é o terceiro maior ponto de troca de tráfego (IXP) em África. Localizado em Luanda, Angola, actua como uma ponte entre o continente e o resto do mundo, fornecendo um hub de Internet neutro para interligar redes globais, operadores de rede e fornecedores de conteúdos e outras organizações com seu próprio Número de Sistema Autónomo. Para mais informações, visite https://www.angonix.net/.

 

Sobre a Angola Cables:

A Angola Cables é uma empresa multinacional de telecomunicações fundada em 2009, que actua no mercado grossista, cujo o principal negócio é a comercialização de capacidade em circuitos internacionais de voz e dados através de cabos submarinos de fibra óptica. O SACS e o sistema de cabos Monet vão interligar três continentes (África, América do Sul e América do Norte), bem como um data center na categoria Tier III em Fortaleza, para interligar os sistemas de cabos. A Angola Cables também gere o Angonix, um ponto de intercâmbio Internet neutro localizado em Luanda, que interconecta redes globais e provedores de conteúdo. A Angola Cables gere igualmente o Angonap, um data center neutro, localizado em Luanda. Para mais informações, visite http://www.angolacables.co.ao.

 

Sobre o i3D.net:

O i3D.net é um provedor de hospedagem de desempenho global, fundado em 2004, actualmente opera 10.500 servidores em 26 data centers em todo o mundo. Oferecem suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana, servidores em nuvem, co-location, hospedagem de servidores dedicados, servidores de jogos, hospedagem na web e soluções especiais, como MPLS e IP Transit. O i3D.net se destaca no mercado dos jogos,  hospedando dezenas de milhões de jogadores para editores de jogos no Microsoft Xbox Live e Sony PlayStation Network.